Depois de todos estes anos, o famoso alvo azul da campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda consolidou-se como um símbolo da mulher na luta pela saúde e qualidade de vida. A Corrida e Caminhada hasteia a bandeira da causa bem no alto e mostra para todo o Brasil que o câncer de mama é um obstáculo que pode ser superado. Basta correr contra o tempo. Este podium abriga a vitória de milhares de mulheres. Não existe classificação. Quem chegar na frente e fizer o diagnóstico precoce é uma vencedora.
14 Anos - Uma Campanha em grande estilo Há 14 anos, a campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda une o fashion à saúde. O Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) acertou no alvo quando trouxe ao Brasil, depois de uma parceria com o Conselho dos Designers de Moda da América (CFDA, do inglês), em 1995, a campanha Fashion Targets Breast Cancer, criada em 1994 para alertar as mulheres sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.
A iniciativa americana foi do estilista Ralph Lauren, que, após acompanhar a luta de sua amiga e jornalista Nina Hyde contra o câncer de mama, decidiu que precisava usar a moda para falar com as mulheres sobre este assunto. Criador do alvo azul, ele fez mais do que isso. Sua campanha, abraçada pelo CFDA, fez sucesso nos EUA e logo chegou ao Brasil, primeiro país a realizá-la fora dos EUA e onde ela fez ainda mais sucesso, superando até mesmo os resultados alcançados em seu país natal.
Traduzida para o português, O Câncer de Mama no Alvo da Moda vem há 14 anos (que se completarão em abril de 2009) quebrando tabus, superando barreiras e mostrando que o câncer de mama pode ser vencido. A Campanha trouxe um ar renovador sobre o tema. Incansavelmente apoiada por empresas, artistas, celebridades, imprensa e população em geral, ela se tornou um ícone de esperança, levando informação e estabelecendo uma nova postura das mulheres frente ao câncer, ou melhor, à vida.
A versão brasileira Quando desembarcou no País, em 1995, a Campanha também foi logo acolhida pelo mundo da moda e das celebridades. Não faltou apoio. Ao contrário, O Câncer de Mama no Alvo da Moda ganhou passarelas, ruas, espaços na mídia, eventos esportivos, etc. Circulou entre produtos dos mais variados segmentos e públicos. Mas a camiseta branca com o alvo azul foi o seu estandarte.
Para se ter uma idéia de como começou bem a causa nobre no Brasil, já na primeira edição a Campanha vendeu 418 mil camisetas e entrou para o livro dos recordes (Guiness Book Edição 1995). Isto porque a camiseta mais cara do mundo, com o autógrafo da apresentadora Xuxa, foi leiloada por R$ 81 mil. Este foi o primeiro dos recordes que seriam batidos em sua história.
O alvo azul já foi estampado em mais de 800 modelos de camisetas e vestiu, ao longo desses anos, mais de 8 milhões de pessoas no País. O valor arrecadado com a Campanha gira em torno dos 40 milhões de reais, custeando parte dos tratamentos dos pacientes do IBCC e contribuindo com as obras de ampliação do hospital. De 1995 até agora, o complexo hospitalar do IBCC cresceu mais de 5 mil m².
E neste ano já foi dado início a uma nova obra de ampliação, com a construção de mais cinco andares que resultarão em 145 novos leitos para internação e 10 para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de 10 novas salas para o Centro Cirúrgico. As obras, com valor total estimado em R$ 14 milhões, devem ser finalizadas em 2010.
São Paulo Fashion Week - O SPFW é a mais relevante semana da moda brasileira. Quando acontece, os flashes, holofotes e câmeras se viram para as passarelas onde as tendências da moda são enaltecidas. Desde o ano 2000 que a Campanha é parceira do evento e 15 estilistas já deixaram suas marcas em modelos criados para as edições do SPFW e que depois ganham as ruas, ajudando a conscientizar a sociedade.
Como o IBCC reconhece, para a Campanha no Brasil, o SPFW representa o CFDA e os estilistas brasileiros representam Ralph Lauren, com a vantagem de que a renovação de estilistas e o lançamento de dois modelos fashion a cada ano fazem a Campanha se renovar e se atualizar.
Alexandre Herchcovitch, Fause Haten, Walter Rodrigues, Cavalera, Valdemar Iodice, Amir Slama por Rosa Chá, Ricardo Almeida, Oskar Metsavaht por Osklen, Lino Villaventura, Isabela Capeto, Ronaldo Fraga, Do Estilista Marcelo Sommer e Neon por Dudu Bertholini e Rita Comparato já criaram seus modelos O Câncer de Mama no Alvo da Moda/SPFW, dentre os 25 lançados até agora.
Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama Entre os vários eventos que a Campanha promove, um dos mais importantes é a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama. Em quase 10 anos, milhares de pessoas - e agora estão inclusos os homens também - correm e caminham em busca da conscientização para a realização do auto-exame da mama e a conseqüente detecção precoce da doença que mais atinge as mulheres no País.
Números da Corrida e Caminhada · edições realizadas desde 1999 - 34 · valor arrecadado em todas as cidades - R$ 1.126.341 · participantes em todas as cidades - 81.173 · mulheres participantes em todas as cidades - 79.502 · instituições beneficiadas até hoje - 10 · atores e atrizes em prol da causa - mais de 220
Parceiros da Campanha Em todos estes anos a campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda já teve mais de 100 parceiros. Os atuais são: Bradesco Capitalização, Cia. Hering, Ernst & Young, Kimberly Clark Kenko, Ogilvy & Matter, TV Globo, SPFW, Submarino, 3M do Brasil e Unibanco AIG. Filiar seus nomes a uma causa tão importante como esta enobrece e agrega valor a qualquer empresa.
Pelo mundo A campanha brasileira O Câncer de Mama no Alvo da Moda tornou-se o principal case mundial para o CFDA, que a usa para fazer com que outros países se motivem a realizá-la. Hoje já são nove, além dos EUA e Brasil: Austrália, Canadá, Chipre, Grécia, Inglaterra, Irlanda, Islândia, Japão e Portugal. Nos mais diferentes idiomas, todos utilizam a linguagem fashion para falar sobre o câncer de mama e desmistificar esta doença que vem aos poucos sendo vencida. Graças ao avanço da Medicina e à informação trazida de várias formas. Uma delas é por meio da campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda.
Câncer no Brasil - Inca O Instituto Nacional do Câncer (Inca) é a única entidade brasileira apta e autorizada a divulgar dados e estatísticas sobre o câncer no País. Confira, abaixo, os números estimados pelo Inca para 2008 de incidência de câncer em geral e especificamente o de mama:
Estimativas 2008 - Brasil - Novos casos Câncer (geral / homens e mulheres) 470.000 casos Câncer de mama 49.400 casos (IBCC) Marcadores: Ação Social |